segunda-feira, 10 de maio de 2010

Solenidade premia OS MELHORES PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO e MELHORES IDM

Dia 27 de maio, às 15 horas será realizada no Plenário da Assembléia Legislativa do Estado, sessão especial que marcará a entrega de certificados aos 10 municípios com Melhores Índices de Desenvolvimento Municipal no Estado(IDM) e aos Melhores Programas de Assistência Social do Ceará. A sessão foi requerida pelo deputado Sérgio Aguiar (PSB), presidente da Comissão de Industria, Comércio, Turismo e Serviços, a pedido da jornalista Silvana Frota, editora da revista Ceará e Municípios que há 13 anos realiza esta certificação. O evento contará com a participação de prefeitos, secretários de assistência social e convidados dos municípios a serem homenageados e de autoridades estaduais dos três Poderes.
A escolha dos municípios com Melhores IDM baseia-se em critérios técnicos definidos pelo Instituto de Planejamento e Estratégia do Estado(Ipece), que a cada dois anos realiza pesquisa em todos os 184 municípios cearenses e avalia os indicadores econômicos , sociais e de infra estrutura para chegar a classificação. De acordo com o IPECE este é o ranking dos 10 municípios com Melhor IDM(2008): 1º- Fortaleza, 2º- Eusébio, 3º- Sobral, 4º- Maracanaú, 5º- Horizonte, 6º. Barbalha, 7º- Crato, 8º- Limoeiro do Norte, 9º; Juazeiro do Norte e 10º. São Gonçalo do Amarante.
Na mesma solenidade serão agraciados ainda os municípios que se destacam com projetos sociais que visam oferecer uma melhor qualidade de vida à população considerada de alta vulnerabilidade social, explica Silvana Frota. Cada cidade responde a um questionário de avaliação onde destaca todos os projetos desenvolvidos na área da assistência social dentro das políticas públicas emanadas pelo Sistema Único da Assistência Social-SUAS e a partir daí, é feita uma seleção,onde são levados em consideração a existência em cada cidade de no mínimo 10 projetos voltados para a proteção integral do cidadão , como atendimento a idosos carentes, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou em situação de trabalho infantil, políticas de redução da mortalidade infantil, de segurança alimentar , inclusão produtiva, e de inserção de portadores de necessidades especiais. A implantação dos Centros de ReferênciaEspecializados da Assistência Social-CREAS e do CRAS- Centro de Referência da Assistência Social, também estão incluídos nos critérios. Para que se tenha uma idéia da grandeza dos trabalhos nessa área, um pequeno município como Irapuan Pinheiro, desenvolve hoje mais de 30 projetos sociais.
Embora seja uma avaliação difícil, achamos por bem seguir critérios técnicos e objetivos, que são mais bem seguros, justifica a jornalista que diz existirem muitos outros municípios em condições de receberem a premiação,mas que se limitou ao número de 30. Além disso, a cada ano, procuramos envolver outras cidades na promoção.
Conheça os demais Municípios a serem homenageados como os Melhores Programas de Assistência Social: Aracati, Acopiara, Acarape, Beberibe, Boa Viagem, Crato, Crateús, Croatá, Cariré, Catarina, Dep. IrapuanPinheiro, Guaramiranga, Horizonte, Ipaumirim, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Milagres, Mombaça, Nova Russas, Pacajus, Poranga, Santa Quitéria, São Bendito, Taúa e Várzea Alegre.
Na ocasião seis personalidades receberão uma Placa de Prata, homenagem conjunta da revista Ceará e Municípios e da Assembléia Legislativa. São eles:
- Governador Cid Ferreira Gomes- Personalidade Municipalista
- Senadora Patrícia Saboya- Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente- Inclusão Social
- Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos- Presidente da Frente Parlamentar da Assistência Social- Mérito Social
- Associação para o desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará-APDMCE- Honra ao Mérito
- Sistema Verdes Mares de Comunicação- 50 anos interiorizando a comunicação
- João Soares Neto- Empreendedor do Shopping Benfica- Responsabilidade Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário