terça-feira, 11 de maio de 2010

Cinco mil alunos têm ensino integral

Alunos do Eusébio passam dez horas na escola em atividades dentro da sala de aula e extraclasse Crianças de olhares curiosos, brincando de recortar revistas e de fazer dobraduras em papel colorido, enquanto aprendem Português e Matemática. Os alunos já tinham feito os exercícios do dia anterior, passado pelas aulas de karatê e informática, lanchado e agora saíam da sala em direção aos chuveiros. Isso é uma parte do dia de alunos das escolas públicas da rede municipal de Eusébio, que desde outubro de 2009 iniciaram o ensino integral e passam dez horas em atividades escolares.
São 36 escolas com 10,5 mil alunos, dos quais cerca de cinco mil permanecem o dia todo na escola. Os que estudam no turno matutino ficam até as 17 horas e os alunos, cujas aulas são à tarde, começam o dia cedo, às 7 horas.
A iniciativa é pioneira no Ceará e, segundo o prefeito Acilon Gonçalves (PSB), recebe do governo Federal um acréscimo de 25% na verba destinada à educação, que é ainda acrescida por verbas municipais remanejadas, uma vez que o aumento do custo do ensino integral é de 50%, se comparado ao ensino regular.
Marta Cordeiro, secretária municipal da Educação, conta que são diversas atividades desenvolvidas através da parceria das secretarias da Educação, Cultura e Esportes. Os alunos, além dos exercícios orientados e do acesso às ilhas de informática, participam de oficinas lúdicas de Português, Matemática e Inglês, artesanato de crochê, pintura, cerâmica, tear de redes de dormir e de pesca. E também atividades culturais e esportivas de teatro, flautas, coral, dança, capoeira, karatê, judô e futebol.
Idealizado com base em duas vertentes & a social e a pedagógica &, o projeto surgiu como saída para o uso de drogas por crianças e adolescentes, que segundo a secretária , tem se intensificado na cidade desde 2007. ``Para tirar as crianças disso, e impedir que elas entrem nesse caminho, a solução é melhorar a educação e o ensino``, afirma a secretária.
A principal contribuição do ensino em tempo integral é a melhora no comportamento. Renné Mazza, coordenador do ensino integral da Escola de Ensino Fundamental Neusa de Freitas Sá, explica que isso é devido ao ``ensino com regras ético-morais e disciplina``, que se acentua com o tempo estendido de permanência do aluno na escola. Todos os envolvidos no processo educacional percebem as mudanças. ``Eles ficam mais atentos, criativos e desenvolvem o raciocínio lógico``, testemunha Maria Idália, professora de português.
O ensino integral não é obrigatório, mas o número de adesões é crescente. Os pais, que geralmente passam o dia inteiro no trabalho, se tranquilizam com os filhos na escola. ``A criança passar o dia na escola é muito aprovado, não só por mim, mas por todos os pais com quem converso``, afirma Francisco Jarbas, pai de dois alunos do ensino integral.
Adaptadas para banho e com salas de repouso, as escolas ainda não estão preparadas para receber 100% dos estudantes. Marta Cordeiro afirma que até 2012 o trabalho de adaptação das escolas estará concluído.

MELHORA NO DESEMPENHO
>O desempenho escolar dos alunos tem melhorado desde 2006, quando foi implantado o contraturno, em que a criança fica mais duas horas, além das quatro regulares, e recebem orientação nos exercícios.
>O projeto do município do Eusébio. que fica na Região Metropolitana de Fortaleza, tem referências nas experiências de ensino integral das cidades paranaenses Apucarana e Porecatu.
>A rede municipal de educação do Eusébio conta com 676 professores. Para o ensino integral, foram contratados 48 professores e 122 oficineiros e monitores.

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