O prefeito Acilon Gonçalves (PSB) foi o primeiro Gestor Público, do Ceará, a adotar o jornada escolar de tempo integral no Parque Escolar Municipal, da Creche/Berçário, ao 9º ano do Ensino Fundamental. Em Eusébio, 100% das Escolas ofertam esta modalidade de atendimento, embora em 2009, apenas 50% do alunado tenha aderido ao Projeto, uma vez que não é imposto ou obrigatório.
O prefeito Acilon Gonçalves (PSB) foi o primeiro Gestor Público, do Ceará, a adotar o jornada escolar de tempo integral no Parque Escolar Municipal, da Creche/Berçário, ao 9º ano do Ensino Fundamental. Em Eusébio, 100% das Escolas ofertam esta modalidade de atendimento, embora em 2009, apenas 50% do alunado tenha aderido ao Projeto, uma vez que não é imposto ou obrigatório.
Segundo a secretária de Educação do Município, Marta Cordeiro, a chamada para matrícula no Tempo Integral, é mais de sensibilização e de conscientização da família e do aluno. “Contudo, se em 2009 contava-se com um contingente de 4 mil alunos com jornada diária ampliada, em 2010 já se ultrapassou bem mais este número. E a procura é contínua, e crescente, tendo dobrado em algumas escolas. Os pais vão despertando os interesses na medida em que vão observando o sucesso dos filhos dos seus vizinhos”, argumenta.
O prefeito Acilon Gonçalves idealizou o projeto de jornada escolar integral, ainda no ano de 2007, quando discutia com a Secretaria de Educação do município, e o Ministério Público local, formas alternativas de proteção à infância e à juventude, contra os vícios e outras perversões com que o mundo do crime invade suas vidas.
“O Tempo Integral, em Eusébio, é integral, de fato. Trata-se de Educação Integral em jornada de tempo integral. Os alunos são atendidos durante 10 horas, sem interrupção. De 7 às 17 horas”, observa Acilon.
Além das atividades próprias do ensino regular, os alunos recebem aulas de formação cívica e espiritual, de artes, esporte, lazer e recreação, participam de sessões de cinema, de contação de história. Na própria escola há banheiros e vestuários para banho. Logo em seguida participam do “Almoço Pedagógico” (A refeição é rica e farta servida no estilo self service, constando de legumes, grãos, verduras, carne/aves e frutas), junto com colegas, professores e coordenadores, onde podem conviver mais fora do âmbito da sala de aula e em seguida podem repousar (em espaços reservados para esses fins).
Merecem destaque entre as atividades realizadas, as Oficinas Lúdicas de Português, Matemática e Inglês, bem como as Tarefas Orientadas – TO - momento de realização dos “deveres de casa”, com a assessoria de um professor orientador. “Se antes, muitos alunos deixavam de cumprir essa obrigação, agora com a TO, esse delito é impraticável. E, desse modo, o comportamento e o desempenho cognitivo melhoram a olhos vistos. Os próprios pais dão este testemunho”, diz Marta Cordeiro.
“É gratificante observar-se a concentração da garotada nas Oficinas de artesanato onde bordam e pintam em tecidos e telas, aprendem a fazer crochê e operam teares de confecção de redes de dormir e redes de pescar”, (esta última é de responsabilidade de um pescador local).complementa a secretária.
Quanto as atividades de cultura as escolas oferecem oficinas de Teatro, Flautas, Canto-Coral, Dança, No esporte – Capoeira, Karatê, Judô e Escolinhas de Futebol, que são realizadas pela Secretaria de Esporte e pelo Núcleo de Artes e Cultura da Prefeitura.
Outro dado significativo é que 25% das Escolas de Tempo Integral já possuem Fanfarras organizadas com, em média, 40 integrantes. Três delas tem um grupo de Chorinho, com um instrutor apto para este trabalho.
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