terça-feira, 11 de maio de 2010

NOTÍCIAS DO DIA

Inaugurada creche para 150 crianças
Inaugurado Centro de Educação Infantil Zilda Arns, no bairro Canindezinho. A creche atende 150 crianças em tempo integral e foi construída a partir de demanda da comunidade nas assembleias do Orçamento Participativo.

De mochila nas costas e toda serelepe, a pequena Maria Eduarda, 2, nem tem ideia do quanto a vida da sua família mudou depois que ela conquistou uma vaga no Centro de Educação Infantil Zilda Arns, no bairro Canindezinho. Antes, a mãe dela, Renata Maria de Araújo, 19, era obrigada a ficar em casa. ``Não tinha como deixar minha filha com mais ninguém e o jeito foi deixar de trabalhar``, relembra. Ontem, com a inauguração oficial do Centro, a vida da família de Maria Eduarda e de mais 149 crianças ganhavam uma nova perspectiva.
``O bairro estava precisando muito dessa creche. Agora posso tentar arranjar um emprego porque tenho onde deixar a minha filha``, afirma. O Centro Educacional está em funcionamento desde janeiro e atende cerca de 150 crianças no sistema de creche no período integral e pré-escola.
Durante a inauguração, a prefeita Luizianne Lins ressaltou a preocupação em construir creches atendendo todas as normas exigidas pelo Ministério da Educação. ``Antes eram construídos uns depósitos para crianças, sem nenhum cuidado. Não vamos fazer de qualquer jeito, queremos dar o melhor. São 139 creches com esse novo padrão``, comenta. Este ano, já foram investidos cerca de R$ 10 milhões na construção, ampliação e reforma das unidades escolares do Município, segundo a Prefeitura.
A prefeita aproveitou a oportunidade para rebater as críticas que vem recebendo na Assembleia Legislativa. ``Tem político de bico grande falando mal de uma seara de governo que não são deles. Nós estamos indo nos bairros populares, não só na elite. Duvido que um deles consiga chegar aqui, eles vão é se perder``, disse.
Com brinquedoteca, sala de vídeo, parque e jardim, o Centro de Educação Infantil Zilda Arns foi construído a partir da demanda da comunidade nas assembleias do orçamento Participativo. ``Estamos lutando desde 2005 e finalmente conseguimos. É uma vitória da comunidade``, celebra a conselheira Maria da Conceição Celestino.

Vagas
Em Fortaleza, são 10.300 crianças atendidas pelas 78 creches municipais, 57 conveniadas e quatro escolas que fazem atendimento de creche. Mas ainda não é suficiente. A dona de casa Patrícia Santos, 27, tem três filhos e reclama da falta de creche no Planalto Vitória. ``Deixei de trabalhar e agora sou do lar. Os meus dois últimos filhos, um de cinco meses e outro de dois anos, ficam comigo em casa. Só o mais velho vai para escola e teve que ser particular por causa da distância``, diz.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) não divulgou quantas crianças aguardam vaga nas creches, mas reconheceu a dificuldade em atender toda a demanda na Capital. ``Esse é um problema que atinge todo o mundo. Apenas com os recursos da educação fica difícil atender toda a demanda, precisamos de recursos multisetoriais. O desafio é grande, mas estamos conseguindo melhorar esse atendimento``, afirma a titular da SME, Ana Maria Fontenele.
Ela acrescenta que o foco da primeira gestão foi a municipalização das creches. ``Agora estamos realizando um mapeamento de todas as crianças com quatro anos de idade para prepararmos o ingresso delas no ensino fundamental``, justificou.

E-MAIS
>O Centro Educacional Infantil Zilda Arns esta vinculado à EMEIF Padre Antônio Monteiro da Cruz, que atende 1.763 alunos do Canindezinho.
> O Centro recebeu instrumentos de acessibilidade, por meio de construção de rampas e banheiros adaptados, para alunos com deficiência.
> Em 2004, 184 alunos com deficiência estavam inseridos na rede Municipal de Ensino. Atualmente, são mais de 2,5 mil alunos com alguma deficiência atendidos pelo Município.
> A rede Municipal conta com mais de 11 mil professores. E foi assegurado o fim do trabalho aos sábados, com o planejamento feito durante a semana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário