quarta-feira, 28 de abril de 2010

MUNICÍPIOS EM DESTAQUE

HORIZONTE
Horizonte ganha prêmio que avalia saúde bucal nos municípios brasileiros
A população do município de Horizonte tem cada vez mais motivos para sorrir. O município é um dos vencedores do Prêmio Brasil Sorridente 2009. A premiação foi criada em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) com o objetivo de incentivar e premiar os municípios que mais se destacarem no atendimento odontológico da rede pública de saúde.
Nesta última edição, o prêmio foi dividido em três faixas populacionais: município com até 50 mil habitantes; entre 50 mil e 300 mil habitantes; e acima de 300 mil habitantes. Horizonte ganhou na categoria dos municípios entre 50 e 300 mil habitantes junto com o município de Estância, em Sergipe. “Este prêmio é um reconhecimento ao trabalho da atual gestão. Estamos cada vez mais capacitando nossos profissionais e equipando nossas unidades para oferecer o melhor serviço aos horizontinos”, o prefeito Nezinho.
Do total de 26 municípios de 14 Estados que concorreram nesta edição, foram eleitos quatro vencedores. Além de Horizonte, o Ceará tem outro campeão, o município de São Gonçalo do Amarante que ganhou na categoria até 50 mil habitantes. Fortaleza ficou em quarto lugar entre os municípios com população acima de 300 mil. A avaliação foi feita por uma comissão composta por membros dos Conselhos de Odontologia, e o resultado do prêmio foi divulgado na última sexta-feira (19), na sede do Conselho Federal de Odontologia (CFO), em Brasília.
Entre os dez itens avaliados pela comissão do prêmio, está a relação do número da população e o número de cirurgiões-dentistas, a relação entre equipes de saúde bucal e equipes do programa de saúde da família e a cobertura populacional alcançada, o número de policlínicas e de centros de especialidades odontológicas em funcionamento e o menor índice epidemiológico de cárie dentária em escolares até 12 anos.
A entrega da premiação aos campeões foi no dia 23 de abril, no Rio de Janeiro, durante a solenidade de aniversário dos Conselhos de Odontologia. Cada município vencedor ganhou um consultório odontológico completo fornecido pela empresa Dabi Atlante.
Saúde bucal em Horizonte
Hoje, o município de Horizonte conta com um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) municipal e com 13 unidades de saúde, todas com uma equipe de saúde bucal. Em 2009, dentro do Programa Saúde da Família, cerca de 34.300 pessoas receberam atendimento em saúde bucal. No Centro de Especialidades Odontológicas, foram realizadas 2.364 cirurgias, atendidos 1.485 pacientes especiais e registrados 4.625 procedimentos de endodontia e 474 de dentística.
Nas unidades básicas de saúde, o atendimento é organizado de forma a atender demanda programada, além de realizar atendimentos especiais para gestantes, hipertensos, diabéticos, escolares e adolescentes. O atendimento em saúde bucal das gestantes é feito desde a primeira consulta de pré-natal. O enfermeiro já encaminha a paciente para avaliação e acompanhamento do dentista até a alta.
Quanto aos escolares, é feito exame de necessidades nas escolas e determinado grau de necessidade de 0 a 3. Depois disso, as crianças são encaminhadas para a unidade de saúde. Além disso, em 2009, também foram registradas 102.401 escovações supervisionadas nas escolas. O atendimento dos bebês é feito juntamente com o enfermeiro durante as consultas de acompanhamento de crescimento e desenvolvimento.
Para os diabéticos, hipertensos e adolescentes são determinados dias de atendimentos semanalmente onde são avaliados e acompanhados. Os pacientes que apresentarem suspeita de lesão bucal são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas, onde são realizadas as biópsias e encaminhadas e, de acordo com o resultado, para tratamento mais especializado em Fortaleza.
Fonte: http://www.municipiosdoceara.com.br/

FORTIM
O município de Fortim, localizado a 118 km de Fortaleza com acesso pela CE-040, tem origem destacada na história do Ceará. Foi fundado por Pero Coelho de Souza, quando de sua frustrada expedição em 1603 no itinerário Paraíba-Ibiapaba, por conveniência de origem regimental baixou em acampamento exatamente nessa parte costeira, demorando-se o tempo necessário ao engajamento de tropas indígenas locais.
Por ocasião do retorno, miseravelmente abatido e destroçado, acampou no mesmo local, conduzindo apenas 18 soldados mancos. Desolado, buscou o itinerário que o levaria de volta à Paraíba, onde esperava encontrar apoio. Sem nada conseguir na Paraíba, retornou a Fortim, trazendo em sua companhia D. Maria Tomásia, sua mulher, e cinco filhos menores. Fundou, então, o Forte São Lourenço, denominado posteriormente de Forte Nova Lisboa ou Nova Lusitânia.Sul: Aracati,
Ao cabo de algum tempo, sem esperanças de apoio, resolveu buscar a Fortaleza dos Reis Magos, onde certamente seria acolhido. Deixou como lembrança histórica, além do Forte São Lourenço, algumas peças de artilharia, nascendo desse desastre o lugar hoje chamado de Fortim.
Por outro lado, observa-se que Fortim nasceu sob o signo da conquista e da resistência. Conquistas de terras férteis e águas piscosas. Resistência do nativo frente ao colonizador português e deste em relação aos outros colonizadores que rondavam a costa brasileira: franceses, holandeses, espanhóis etc.
Chamado inicialmente Canoé, o povoado experimentou certo desenvolvimento, de sorte que o capacitaria a receber o título de vila, evento que se deu conforme Lei n° 1.271, de 29 de março de 1934. Em 14 de outubro de 1937, a Lei n° 386 transferiu a sede do Distrito para o lugar chamado Fortim, nome que substituiu, o anterior.
Sua toponímia é uma forma reduzida da palavra Fortinho, antiga denominação da sede do distrito de Canoé. O município de Fortim se originou a partir da emancipação do município de Aracati, em 27 de março de 1992, por meio da Lei N.º11.928. a partir de uma iniciativa de seu emancipador Mauro Cavalcante de Souza.
Fortim situa-se na porção leste do Estado do Ceará e tem como referências cartográficas as coordenadas geográficas de 4º27’07” de Latitude Sul e 37º47’50” de Longitude Oeste. Ocupa uma área de 279,70 km2, limita-se ao:
Norte: Oceano Atlântico e Beberibe,
Leste: Aracati,
Oeste: Beberibe.
Recursos Naturais:
A vegetação está enquadrada dentro do complexo vegetacional da zona litorânea, sendo formado geomorfologicamente por uma planície litorânea representada pelas formas de acumulação: Dunas, planícies fluviais; Glacis Pré-Litorâneos representado pelas formas dissecadas em interflúvios tabulares.
Os solos mais comuns são areias quartzosas distróficas (246,22 km2), em menor proporção, areias quartzosas marinhas (4,42km2), solonchok (18,24 km2) e solonetz solodizado (10,82km2).
CROATÁ
Regida pelo maestro Hélio Júnior, a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra é resultado do trabalho da Associação Arte em Pauta, de Croatá, que obteve recursos junto à Funarte – Fundação Nacional de Artes, para a aquisição dos instrumentos musicais. A orquestra é composta por 37 estudantes adolescentes, todos de origem muito humilde. Tendo começado como um grupo de flautas e violões, a banda evoluiu para a formação de orquestra há dez meses, e já estruturou um repertório de muito bom gosto, valorizando a música brasileira. A orquestra conta com o apoio da prefeita de Croatá, professora Aurineide Bezerra Pontes.

Formadora Aline Citó e Aurineide Bezerra prefeita de Croatá


4 comentários:

  1. PARABÉNS A CROATÁ :)
    Boa música é dádiva divina :)

    ResponderExcluir
  2. Tivemos a oportunidade de assistir a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra na Bienal aqui em Fortaleza e realmente...vale a pena ...é emocionante!

    ResponderExcluir
  3. Agradeço por ajudar a divulgar nossa Orquestra
    Filarmônica Estrelas da Serra.
    Sou fundador da mesma e realizo trabalho de musicalização com crianças e adolescentes juntamente com o regente Hélio Júnior e outros colegas. Nosso Blog: provarte.blogspot.com

    Silvério Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Por favor, coloque o link do nosso blog neste blog: http://provarte.blogspot.com/

    ResponderExcluir