quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Revista Pense


Seduc lança a 14ª Edição da revista Pense.












Disponível no site www.seduc.ce.gov.br

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

PAIC E PNAIC caminhando de mãos dadas


O PNAIC é o caminho fundamental para a igualdade. Sem ele, não 
teremos igualdade de oportunidades efetivas em nosso País. Com o 
Pacto, estamos nos comprometendo a enfrentar um quadro preocupante de 
desigualdades. Essas avaliações, tanto as feitas pelo Ministério, 
quanto as avaliações censitárias mostram um quadro preocupante da 
distribuição regional da desigualdade. Por isso, é tão importante que 
lá em Sobral, um prefeito e hoje um governador tenha mostrado que 
encarar a alfabetização na idade certa, não só é possível, como foi 
realizado. Faz parte da realidade do Ceará. O governador Cid Gomes não 
está aqui mera e simplesmente representando os Estados, ele está aqui 
porque está sendo homenageado pelas boas práticas na educação como 
prefeito e agora como governador". Essas foram as palavras da 
presidenta Dilma Rousseff durante o lançamento, nesta quinta-feira 
(08), em Brasília, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade 
Certa (PNAIC), que foi inspirado no Programa Alfabetização na Idade 
Certa (PAIC), implantado no Ceará desde 2007.
As palavras da Presidenta sobre o desempenho do Ceará no aprendizado 
da leitura e escrita das crianças nas primeiras séries do Ensino 
Fundamental foram somadas às do ministro da Educação, Aloizio 
Mercadante. Ele ressaltou que o município de Sobral tem um IDEB que já 
superou o de 2021. "Cid Gomes é o governador do Estado que, quando 
prefeito de Sobral, e agora como governador, colocou esse como um 
programa absolutamente prioritário no Estado do Ceará, com resultados 
que são visíveis, muito relevantes, inspiradores e, portanto, fazem 
parte decisiva da construção desse programa nacional", explicou o 
Ministro. Segundo ele, o PNAIC envolverá 108 mil escolas, 400 mil 
turmas e 360 mil professores. Os 27 estados já aderiram, todos os 
secretários de educação já fazem parte do pacto e 5.270 municípios 
aderiram.
Cid Gomes falou em nome dos demais governadores e lembrou da 
experiência do programa em Sobral, quando prefeito, e no Estado, como 
governador. "Esse é um momento histórico, que eu tenho muito orgulho e 
o privilégio de participar. Eu quero deixar um depoimento de que o 
resultado é obtido em um curto espaço de tempo. Investir, com 
orientação, com profissionalismo, em qualidade da educação é coisa que 
se consegue um resultado e reconhecimento muito próximo, dentro de um 
mandato", disse.
O Governador reconheceu o esforço do Governo Federal em oferecer a 
oportunidade para que todos os municípios brasileiros possam se 
integrar naquilo que é fundamental, a tarefa número um da educação: a 
alfabetização de crianças. "Quem não consegue alfabetizar, e 
infelizmente, ainda hoje, com dois, três anos de escola muitas 
crianças não se alfabetizam, não pode ter expectativa nenhuma de 
conhecimento, de vida melhor. Eu sou do tempo que diziam assim: 
primário bem feito faz a diferença. E é isso que o ministro 
Mercadante, com a participação e empenho pessoal da presidenta Dilma 
tem realizado", enfatizou Cid Gomes.
No discurso, o Governador demonstrou confiança no Governo da 
Presidenta, além da educação, também no que se refere aos projetos de 
esgotamento sanitário e a universalização do abastecimento de água, 
por meio do programa Água para Todos. "Isso vai ter extraordinárias 
repercussões na saúde, na qualidade de vida dos brasileiros", destacou.
PAIC e PNAIC
Com a meta de alfabetizar todas as crianças da rede pública de ensino 
até sete anos de idade, o Governo do Estado do Ceará desenvolve uma 
importante ação na busca da melhoria do ensino e da aprendizagem. 
Trata-se do Programa Alfabetização na Idade Certa que, desde o seu 
lançamento em 2007, capacitou cerca de 15 mil professores dos 184 
municípios cearenses e beneficia mais de 300 mil alunos de 1º e 2º ano 
do ensino fundamental, entre outras ações. Para isso, conta com 
investimentos da ordem de R$ 20 milhões, provenientes dos Governos 
Federal e Estadual.
Na prática, o programa oferece materiais pedagógicos aos alunos das 
séries atendidas na rede municipal e formação aos profissionais em 
alfabetização. O Paic também leva aos municípios um programa de 
incentivo à leitura e a implantação de sistemas que avaliem as séries 
iniciais do ensino fundamental. A partir de um diagnóstico da 
situação, o município terá condições de gerenciar o ensino que oferta 
à sociedade. O governo estadual entende que o domínio da leitura e da 
escrita é condição prévia para o sucesso do aluno em outras 
aprendizagens escolares.
O trabalho é desenvolvido em parceria com os municípios que passaram a 
contar com assessoria técnica gratuita a partir do pacto pela melhoria 
da educação nos anos iniciais de escolaridade. Ao todo, são 184 
gerentes municipais, 368 assistentes e cerca de 40 consultores do Paic 
que recebem incentivo financeiro na forma de bolsa. As ações do 
Programa são distribuídas em cinco eixos definidos como prioritários: 
Avaliação Externa; Gestão da Educação Municipal; Gestão Pedagógica; 
Educação Infantil e Formação do Leitor. A Secretaria da Educação do 
Estado (Seduc) assumiu o gerenciamento do Alfabetização na Idade 
Certa, mas conta com as parcerias da Secult, Aprece, Undime-CE, 
APDMCE, Fórum de Educação Infantil e Unicef.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a exemplo do 
modelo cearense, tem como objetivo o que o nome do programa diz: 
tornar a alfabetização na idade certa “a prioridade das prioridades” 
porque, conforme constata Mercadante, realmente “só dominando a 
leitura, a redação, a interpretação e a matemática as crianças poderão 
se desenvolver no ambiente escolar”. Entre as ações previstas no Pacto 
está a criação de uma prova a ser aplicada a todos os alunos do 3º ano 
do ensino fundamental para medir seu nível de alfabetização. A 
iniciativa supre a falta de um exame oficial que indique se crianças 
estão sendo alfabetizadas ou não na idade correta.
Fonte: seduc.ce.gov.br

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Nossos momentos de formação


               A Aprender Editora, mantém, semanalmente com o seu grupo de Coordenadoras e Formadoras, momentos de Formação Contínua, prezando, assim, pela excelência dos serviços prestados aos municípios no Programa de Alfabetização na Idade Certa- PAIC.

               Acreditamos na importância de estarmos sempre reciclando conhecimento, trocando idéias, adquirindo novas técnicas e construindo, gradativamente, melhorias que fazem a diferença no processo de ensino.





segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Nosso pensamento está em Santa Maria

Não poderíamos deixar de lembrar das famílias que perderam tudo ontem no Rio Grande do Sul. Sim, elas perderam tudo porque perderam seus filhos, junto com jovens sonhos e aspirações de vida. Esperanças tolhidas no auge da juventude e marcadas por uma madrugada de pesadelo.

Que as famílias encontrem conforto nesta hora tão difícil. E que Deus receba todas essas jovens almas em sua santa morada..


Mais uma semana de desafios pela frente!

Oi pessoal!!

Como se foram de final de semana? Mais uma semana no comecinho e as energias renovadas. Todo mundo pronto para fazer desta a melhor segunda-feira de todas? Vivam o dia da melhor maneira possível, procurando aprender coisas boas e ensinando o que sabem. Amanhã vocês se superam, e tentam ser melhores ainda!



quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Bom dia!!

O maior desafio não está nas técnicas ensinadas nem na frequência do ensino... Importante mesmo é despertar em nossas crianças o desejo de aprender, sempre, para que se tornem adultos ativos, curiosos e prontos a compartilhar os bons ensinamentos que absorveram na escola e na vida.


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Chegou a sexta-feiraaaaa!

Dia internacional da curtição :)

Vamos à praia, subir a serra, jogar vôlei, saltar de paraquedas... ou voar nas asas de um bom livro!!!

Tudo vale a pena quando o foco é a felicidade.



quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Trabalho pedagógico e social da Aprender


Trabalho social em busca de transformação

A Aprender Editora acredita que as relações estabelecidas socialmente promovem mudanças nos sujeitos envolvidos, entendemos que a educação e a cultura são fontes essenciais para que essa transformação aconteça de forma positiva.
Com o objetivo de desenvolver um trabalho social colaborativo com intencionalidade pedagógica, no segundo semestre de 2012, a Coordenadora do Núcleo de Leitura e Escrita, Erica Santos, lançou a proposta para as formadoras Anne Girão e Rita Sampaio em desenvolver um trabalho pedagógico com atividades interventoras para um grupo de crianças em processo de desenvolvimento da leitura e escrita.
O trabalho foi desenvolvido com treze crianças, com idades entre 5 a 9 anos, que fazem parte do Projeto Associação Nossa Senhora da Paz – ANSPAZ, localizado no Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU. O primeiro encontro se deu no dia 09 de agosto e o fechamento do primeiro momento do projeto de intervenções teve sua culminância no ultimo dia 18 de dezembro do corrente ano.
Como foram os momentos...



As atividades foram desenvolvidas semanalmente pelas formadoras utilizando os recursos da CLVFS, como cartazes, frases e fichas e Escrever, comunicar e ser. De modo a promover desafios e intervenções pontuais aos diferentes níveis de aprendizagem que as crianças apresentavam.


À luz da Perspectiva Socio-histórico-cultural, as intervenções foram pensadas para atuar qualitativamente na ZDP das crianças. Para tanto lançamos mãos de instrumentos e recursos fundamentais para que de fato os avanços e objetivos fossem alcançados, dentre eles utilizamos o “Escrever, comunicar e ser” como recurso de proposição para a construção da escrita. A escrita como instrumento de comunicação real, permitindo o desenvolvimento de competências e habilidades para que esses sujeitos possam atuar de forma consciente e crítica no mundo em que estão inseridos.




Entendendo a importância do social, foi proporcionado às crianças momentos de confraternização e celebração. Vivências significativas para a construção e transformação de sujeitos, que fazem a sua história inserida em um contexto.

Agradecemos às crianças: João Isaac, Kauê, Kaylane, Flávia, Isabel, Ismara, Karolaine, Luana Vitória, Gisele, Rainara, Raíssa, Raíssa Maria e Valéria; Os momentos de ampliação e construção do conhecimento. Bem como as Coordenadoras do Projeto ANSPAZ Tereza e Nilza.
Na busca de desenvolver a transformação da Educação no seu mais amplo conceito, foi essencial o trabalho colaborativo da Aprender Editora, com a disponibilidade dos materiais e recursos e o desejo das coordenadoras e formadoras em contribuir com essa transformação. É fato que foi um pequeno passo, mas que renova o compromisso que temos em cada dia convergir a teoria com a prática, parafraseando Paulo Freire,

"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”.