quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Trabalho pedagógico e social da Aprender


Trabalho social em busca de transformação

A Aprender Editora acredita que as relações estabelecidas socialmente promovem mudanças nos sujeitos envolvidos, entendemos que a educação e a cultura são fontes essenciais para que essa transformação aconteça de forma positiva.
Com o objetivo de desenvolver um trabalho social colaborativo com intencionalidade pedagógica, no segundo semestre de 2012, a Coordenadora do Núcleo de Leitura e Escrita, Erica Santos, lançou a proposta para as formadoras Anne Girão e Rita Sampaio em desenvolver um trabalho pedagógico com atividades interventoras para um grupo de crianças em processo de desenvolvimento da leitura e escrita.
O trabalho foi desenvolvido com treze crianças, com idades entre 5 a 9 anos, que fazem parte do Projeto Associação Nossa Senhora da Paz – ANSPAZ, localizado no Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU. O primeiro encontro se deu no dia 09 de agosto e o fechamento do primeiro momento do projeto de intervenções teve sua culminância no ultimo dia 18 de dezembro do corrente ano.
Como foram os momentos...



As atividades foram desenvolvidas semanalmente pelas formadoras utilizando os recursos da CLVFS, como cartazes, frases e fichas e Escrever, comunicar e ser. De modo a promover desafios e intervenções pontuais aos diferentes níveis de aprendizagem que as crianças apresentavam.


À luz da Perspectiva Socio-histórico-cultural, as intervenções foram pensadas para atuar qualitativamente na ZDP das crianças. Para tanto lançamos mãos de instrumentos e recursos fundamentais para que de fato os avanços e objetivos fossem alcançados, dentre eles utilizamos o “Escrever, comunicar e ser” como recurso de proposição para a construção da escrita. A escrita como instrumento de comunicação real, permitindo o desenvolvimento de competências e habilidades para que esses sujeitos possam atuar de forma consciente e crítica no mundo em que estão inseridos.




Entendendo a importância do social, foi proporcionado às crianças momentos de confraternização e celebração. Vivências significativas para a construção e transformação de sujeitos, que fazem a sua história inserida em um contexto.

Agradecemos às crianças: João Isaac, Kauê, Kaylane, Flávia, Isabel, Ismara, Karolaine, Luana Vitória, Gisele, Rainara, Raíssa, Raíssa Maria e Valéria; Os momentos de ampliação e construção do conhecimento. Bem como as Coordenadoras do Projeto ANSPAZ Tereza e Nilza.
Na busca de desenvolver a transformação da Educação no seu mais amplo conceito, foi essencial o trabalho colaborativo da Aprender Editora, com a disponibilidade dos materiais e recursos e o desejo das coordenadoras e formadoras em contribuir com essa transformação. É fato que foi um pequeno passo, mas que renova o compromisso que temos em cada dia convergir a teoria com a prática, parafraseando Paulo Freire,

"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”.  










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