Trabalho social em
busca de transformação
A Aprender Editora acredita que as relações estabelecidas socialmente
promovem mudanças nos sujeitos envolvidos, entendemos que a educação e a
cultura são fontes essenciais para que essa transformação aconteça de forma
positiva.
Com o objetivo
de desenvolver um trabalho social colaborativo com intencionalidade pedagógica,
no segundo semestre de 2012,
a Coordenadora do Núcleo de Leitura e Escrita, Erica
Santos, lançou a proposta para as formadoras Anne Girão e Rita Sampaio em
desenvolver um trabalho pedagógico com atividades interventoras para um grupo
de crianças em processo de desenvolvimento da leitura e escrita.
O trabalho foi desenvolvido com
treze crianças, com idades entre 5
a 9 anos, que fazem parte do Projeto Associação Nossa
Senhora da Paz – ANSPAZ, localizado no Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU. O
primeiro encontro se deu no dia 09 de agosto e o fechamento do primeiro momento
do projeto de intervenções teve sua culminância no ultimo dia 18 de dezembro do
corrente ano.
Como foram os momentos...
As atividades foram desenvolvidas
semanalmente pelas formadoras utilizando os recursos da CLVFS, como cartazes,
frases e fichas e Escrever, comunicar e ser. De modo a promover desafios e
intervenções pontuais aos diferentes níveis de aprendizagem que as crianças
apresentavam.
À luz da Perspectiva Socio-histórico-cultural,
as intervenções foram pensadas para atuar qualitativamente na ZDP das crianças.
Para tanto lançamos mãos de instrumentos e recursos fundamentais para que de
fato os avanços e objetivos fossem alcançados, dentre eles utilizamos o “Escrever,
comunicar e ser” como recurso de proposição para a construção da escrita. A
escrita como instrumento de comunicação real, permitindo o desenvolvimento de
competências e habilidades para que esses sujeitos possam atuar de forma
consciente e crítica no mundo em que estão inseridos.
Entendendo a importância do
social, foi proporcionado às crianças momentos de confraternização e
celebração. Vivências significativas para a construção e transformação de
sujeitos, que fazem a sua história inserida em um contexto.
Agradecemos às crianças: João
Isaac, Kauê, Kaylane, Flávia, Isabel, Ismara, Karolaine, Luana Vitória, Gisele,
Rainara, Raíssa, Raíssa Maria e Valéria; Os momentos de ampliação e construção
do conhecimento. Bem como as Coordenadoras do Projeto ANSPAZ Tereza e Nilza.
Na busca de desenvolver a transformação
da Educação no seu mais amplo conceito, foi essencial o trabalho colaborativo
da Aprender Editora, com a disponibilidade dos materiais e recursos e o desejo
das coordenadoras e formadoras em contribuir com essa transformação. É fato que
foi um pequeno passo, mas que renova o compromisso que temos em cada dia
convergir a teoria com a prática, parafraseando Paulo Freire,
"É fundamental diminuir a distância entre
o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala
seja a tua prática”.
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