Média de crianças avaliadas no segundo ano do ensino fundamental nas escolas públicas cearenses cresceu 20% de 2007 a 2009 em relação à leitura. Os dados são do Sistema de Avaliação Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece)
Larissa Lima - larissalima@opovo.com.br
05/06/2010 01:00
Para arredondar, 20 por cento a mais e 40 a menos. Os últimos resultados do Sistema de Avaliação Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) mostram que entre 2007 e 2009 as crianças do segundo ano do Ensino Fundamental tiveram um aumento de 19,9% na pontuação da escala que mede a proficiência na leitura. Também foi reduzido em 40% nesse período o percentual de estudantes matriculados nas escolas públicas, mas que não podiam ser considerados alfabetizados.
Para arredondar, 20 por cento a mais e 40 a menos. Os últimos resultados do Sistema de Avaliação Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) mostram que entre 2007 e 2009 as crianças do segundo ano do Ensino Fundamental tiveram um aumento de 19,9% na pontuação da escala que mede a proficiência na leitura. Também foi reduzido em 40% nesse período o percentual de estudantes matriculados nas escolas públicas, mas que não podiam ser considerados alfabetizados.
Há dois anos, quando começou a ser aplicada a chamada vertente Spaece Alfa com as crianças por volta dos sete anos de idade na rede pública de ensino do Estado, quase a metade delas foi considerada com alfabetização incompleta ou não alfabetizada, as escalas mais baixas do sistema. O índice atual é de 28,4%. A titular da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), Izolda Cela, destaca ainda que o Ceará não tem mais municípios cujas médias de habilidade de leitura nas escolas estejam nesses níveis. Em 2007, eram 36.
O Spaece Alfa trabalha com uma escala de pontuação na qual o nível “desejável” fica acima de 150. Apesar do crescimento de quase 24 pontos desde 2007 (118,9) e de 14,8 pontos, se comparado com 2008 (127,7), o resultado do ano passado ainda se encontra no nível considerado “suficiente”, com 142,5 pontos. “Nós perseguimos, na verdade, o desejável. Quanto mais você consegue colocar a criança numa maior competência de leitura, melhor ela enfrenta o ano seguinte”, ressalta a secretária. Ela também adianta que o Spaece tem conseguindo um aumento na participação dos estudantes, que chegou a 92,7% dos alunos no fim do ano passado.
Idade certa
O lançamento oficial do Spaece Alfa 2009 deve ser realizado no próximo dia 14, mas as escolas já têm acesso aos resultados individuais desde abril. No evento, o Governo premia pela segunda vez as escolas com os melhores resultados. Izolda Cela atribui a melhoria dos índices à articulação em torno do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), em que a Seduc dá apoio técnico, administrativo e de capacitação dos professores aos municípios, prioritariamente responsáveis pelo ensino fundamental.
Elício Cavalcante Abreu, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), no Ceará, reforça que, em geral, a melhoria reflete uma mobilização dos municípios para melhorar os níveis de leitura dos alunos. Mas ainda é preciso focar as escolas onde não se avançou. “As razões Às vezes, não conseguimos mobilizar os professores, é um problema de gestão, ou falta de acompanhamento mais junto aos professores, apoiando o trabalho deles, são fatores diversos. O trabalho agora é intervir mais diretamente”, acredita.
Elício Cavalcante Abreu, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), no Ceará, reforça que, em geral, a melhoria reflete uma mobilização dos municípios para melhorar os níveis de leitura dos alunos. Mas ainda é preciso focar as escolas onde não se avançou. “As razões Às vezes, não conseguimos mobilizar os professores, é um problema de gestão, ou falta de acompanhamento mais junto aos professores, apoiando o trabalho deles, são fatores diversos. O trabalho agora é intervir mais diretamente”, acredita.
NÚMEROS
142.5 pONTOS FOI A MÉDIA DE LEITURA DOS ESTUDANTES EM 2009 NO SPAECE
28.8% DOS ALUNOS AVALIADOS NA PESQUISA NÃO SÃO ALFABETIZADOS
28.8% DOS ALUNOS AVALIADOS NA PESQUISA NÃO SÃO ALFABETIZADOS
41.5% DOS ESTUDANTES ESTÃO NO NÍVEL DA ALFABETIZAÇÃO DESEJÁVEL
NÍVEL DE LEITURA
O Spaece Alfa divide em cinco os níveis de leitura dos alunos de acordo com uma escala de pontuação que vai até 500. Eles são submetidos a prova escrita com foco na leitura.
>ATÉ 75 PONTOS: Alunos não-alfabetizados. Em 2007, 32,8% dos estudantes estavam nesse nível. Em 2009, são 14,4%.
>ATÉ 75 PONTOS: Alunos não-alfabetizados. Em 2007, 32,8% dos estudantes estavam nesse nível. Em 2009, são 14,4%.
>ENTRE 75 E 100 PONTOS: Alfabetização incompleta (começam a construir alguma hipótese acerca do funcionamento da linguagem escrita). Em 2007, 14,7% estavam nesse nível. Em 2009, 14%.
>ENTRE 100 e 125 PONTOS: Intermediários.Em 2009, 15,7%.
>ENTRE 125 e 150 PONTOS: Suficiente (consolidadas as habilidades básicas para que o aluno seja considerado alfabetizado). 15,7% em 2009.
>ACIMA DE 150 PONTOS: Desejável. (competências mais complexas de leitura. Em 2009. o índice chegou a 41,5%.
FONTE: SEDUC
Ler todas essas notícias que tratam dos avanços da educação no nosso Estado é muito gratificante. Nós que fazemos a Aprender Editora temos consciência do papel que desempenhamos e ficamos felizes com os resultados! Parabéns!!!
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